Paises para os quais os turistas brasileiros podem viajar sem passaporte

Viajar sem passaporte para o exterior? É possível!

Uma viagem internacional pode custar muito caro, e por isso é muito interessante descobrir novas maneiras de economizar um dinheirinho a mais que poderá ser muito melhor usado durante a sua viagem. Mas… e viajar para paises do Mercosul precisa de passaporte? Graças à um acordo internacional é possível viajar entre os 9 países membros do Mercosul utilizando apenas o seu RG, sem que haja a necessidade de tirar ou renovar um passaporte.

Quais os documentos necessários para viajar a paises do Mercosul?

Para fazer estas viagens incríveis utilizando apenas o seu RG é muito importante que o documento esteja em boas condições e com uma foto atual.

Também é desejável que o documento tenha sido emitido com menos de 10 anos, pois, embora este critério não esteja previsto no acordo do Mercosul sobre documentos de viagem as chances de você ser barrado na entrada ao país serão muito maiores se você estiver portando um documento muito antigo ou com foto desatualizada.

O agente da imigração poderá solicitar outros documentos com foto caso haja dúvidas sobre a sua identificação e ficará à critério dele aceitar um documento desatualizado ou não. Para evitar dores de cabeça, o melhor a se fazer é solicitar um documento novo e atualizado antes da viagem, certo?

Atenção!

Também vale ressaltar que alguns documentos que são aceitos como identidade aqui no Brasil não vão servir para você entrar nestes países. Documentos como Certidão de Nascimento (mesmo de recém-nascidos), Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais (como OAB) ou militares não são aceitos para admissão de entrada nos países do Mercosul.

E por fim, estes países não exigem visto para permitir a entrada de turistas brasileiros em seu território desde que seja respeitado o prazo de permanência, que geralmente é de 90 dias (60 no caso do Paraguai). Caso sua estadia vá durar mais do que este prazo é necessário entrar em contato com a embaixada ou consulado do país que você vai visitar aqui no Brasil para pedir maiores informações sobre como proceder nestes casos e, se necessário, como tirar o visto para permanecer por períodos mais longos.

E mesmo que a emissão do visto seja dispensada nestes casos, também é importante saber que alguns deles podem solicitar outros documentos, como comprovante de vacinação contra febre amarela e até passagem de retorno. Em caso de dúvidas procure maiores informações entrando em contato com o consulado ou embaixada do país no Brasil, e durante a viagem esteja preparado para apresentar outros documentos se forem solicitados.

Voos e conexões

No caso que o seu voo faça escala em algum pais que não seja membro do tratado do Mercosul preste muita atenção porque esse pais vai exigir passaporte, como Panamá, por exemplo, ele será pedido no momento do embarque ainda aqui no Brasil. Ou seja, só use a Cédula de Identidade Civil (RG) em voos diretos.

Viajar sem passaporte? Veja onde isso é possível

Confira a seguir a lista completa dos países membros do Mercosul que dispensam o uso de passaporte para admitir a entrada de turistas brasileiros em suas terras apenas com o seu RG são:

  1. Argentina

  2. Bolívia

  3. Chile

  4. Colômbia

  5. Equadorpaises para viajar sem passaporte

  6. Paraguai

  7. Peru

  8. Uruguai

  9. Venezuelapaises para viajar sem o passaporte brasileiro

    Atualmente a fronteira da Venezuela encontra-se fechada. Aconselha-se contatar com a Secretaria de Assuntos Internacionais antes de viajar ao pais.

💡 Importante!

É muito importante ressaltar que a flexibilização para o uso do passaporte serve apenas para a entrada de turistas nos países. Se você vai viajar a trabalho, a estudo ou até mesmo para permanência, é necessário entrar em contato com o consulado para se informar sobre os procedimentos para a emissão do visto adequado para os seus objetivos. Entrar em um país sem o visto adequado ou permanecer por mais tempo do que permitido é considerado muito grave, e pode resultar em deportação do viajante ou até mesmo prisão.

Também é bom reforçar que a Venezuela está vivendo um período conturbado, com bastante instabilidade econômica e política. Algumas companhias aéreas estão cancelando seus voos para o país, e caso você esteja de viagem marcada, é aconselhável levar seu passaporte junto para evitar maiores dores de cabeça na hora de entrar no país.

+ Passo a passo para tirar o seu passaporte
+ Lista de países que não exigem visto de turistas brasileiros

Agora que você sabe que é possível viajar pela América do Sul sem utilizar um passaporte, como vão ser os seus planos de viagem? Vai visitar algum destes países? Conte pra gente nos comentários quais são as suas sugestões e planos de viagem, estamos ansiosos para saber!

Viajar é a única coisa que você compra e te faz mais rico.🎈

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *