Vai viajar de avião? Saiba o que pode levar ou não na sua bagagem de mão!

 Saiba o que pode levar ou não na sua bagagem de mão!
Saiba o que pode levar ou não na sua bagagem de mão!

Se você já tem seu passaporte pronto e tem uma viagem de avião programada, provavelmente deve estar ansios@ para que o dia finalmente chegue, certo? E para evitar imprevistos e frustrações com a companhia aérea, o mais importante é se programar antecipadamente, e uma das etapas do planejamento deve ser a sua bagagem de mão.

Confira a nossa matéria e saiba o que vai conseguir levar dentro da cabine e evite vergonhas na hora da inspeção de segurança. ☺️

Por questões de segurança existem algumas normas internacionais que estabelecem quais itens podem ou não ser carregados no transporte aéreo. Além disso, existem certos itens e objetos que são restritos à viagem na mala despachada, e não podem ser levados à bordo da aeronave em hipótese alguma.

Também é importante saber que as normas podem variar dependendo da companhia aérea escolhida e do país para onde você vai viajar, portanto, busque estas informações antes de começar a fazer as suas malas.

As dicas a seguir são meramente ilustrativas, porém, se você as seguir não terá nenhum tipo de problema na hora de embarcar com a sua bagagem de mão.

Perdeu seu passaporte e precisa viajar com urgência? Saiba como tirar um passaporte de emergência!

Regras Gerais

A ANAC define como bagagem de mão como uma bolsa, mala, ou mochila carregando pertences pessoais e alguns itens de valor, como dinheiro, remédios e aparelhos eletrônicos, que você tem direito a carregar consigo dentro da aeronave.

Durante o check-in esta bagagem poderá ser medida e pesada pela companhia aérea, dentro de limites estabelecidos por lei. No desembarque ela pode ser vistoriada pela polícia ou autoridades competentes e passar pela máquina de raio X. A bagagem de mão sempre deve ser acomodada no compartimento de bagagem (que fica acima da poltrona do avião) ou embaixo do assento.

Quais são as medidas e peso da bagagem de mão?

Em voos domésticos o limite para bagagem de mão é de 115 cm (55x40x20 cm) e com um peso máximo de 10 kg. Em casos de voos internacionais, a companhia aérea determina as especificações do que é considerado bagagem de mão, mas pouquíssimas vezes os números são diferentes. Caso a bagagem esteja fora das especificações, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem seja despachada (tome cuidado porque acontece). Procure sempre confirmar as medidas e o peso com a companha aérea antes de vajar.bagagem de mão

 Você também pode levar consigo um segundo volume menor, como uma bolsa ou uma mochila pequena, que deverá ser acomodado embaixo do assento à sua frente.

Você fuma?

Se você é fumante, saiba que algumas companhias permitem que o passageiro carregue um isqueiro.

A TSA (Transportation Security Administration) recomenda que os isqueiros sejam pequenos e transportados dentro do bolso do passageiro, mas não na bagagem de mão.

Entretanto, cada companhia aérea tem as suas próprias regras neste caso. Algumas permitem que o isqueiro seja despachado junto com a mala. Em caso de dúvidas, é mais seguro confirmar a informação com a companhia aérea de antemão.

Líquidos

Para voos nacionais, a quantidade total de líquidos e géis que podem ser carregados não pode passar de 1,2 litros, e cada frasco não pode pesar mais do que 300gr e tamanho 20cm x 20 cm ou capacidade superior a 300ml.

Em voos internacionais, por questões de segurança o limite é bem menor, e devem ser colocados em embalagens de até 100ml, com um limite máximo de 1 litro (equivalente a 10 embalagens de 100ml). Todo conteúdo líquido deve ser acondicionado em embalagens transparentes para facilitar a inspeção. Ou seja que se você estava pensando em levar os seus cosméticos, perfuminho com você na cabine, é melhor colocar ele na sua mala e despachar ou conferir que a embalagem não tenha mais de 100 ml.liquidos no aviao

Bebidas alcoólicas são completamente proibidas, assim como produtos químicos, mesmo que em latas de spray dentro da cabine mas você pode despachar na mala.

Dica: Se você não vai despachar nenhuma mala e quer levar consigo alguma bebida alcoólica, uma ótima alternativa é comprar dentro dos aeroportos nos Duty Free.

Alimentos

Qualquer produto perecível que esteja devidamente acondicionado em embalagens à prova de vazamento poderá ser transportado na bagagem de mão. Porém, evite levar qualquer produto alimentício com mais de 100 gramas para evitar surpresas desagradáveis.

No caso de peixes, crustáceos ou outros frutos do mar, a embalagem ainda deve estar contida dentro de um isopor revestido com um saco plástico resistente. Desde passaportebr desaconselhamos transportar esse tipo de alimentos na cabine, dependendo no pais que você esteja corre o risco de ficar sem o alimento. Ou seja que melhor embale bem o produto e coloque em sua bagagem que irá despachar.

Animais de Estimação

viajar de aviao com animais de estimacaoFica a critério de cada companhia aérea permitir ou não a presença de animais de estimação na cabine de passageiros. Caso a companhia permita, o animal deverá ser transportado em um compartimento adequado e que não cause desconforto ao animal e aos outros passageiros. É sempre importante consultar a empresa aérea com antecedência. Também é necessário portar o atestado de sanidade do bichinho, emitido pela Secretaria da Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou médico veterinário. O peso do animal não pode ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, por isso, é normal que as empresas cobrem uma taxa extra.

No caso de cães-guia, a ANAC afirma que as companhias aéreas devem sim acomodar o animal e conceder um lugar ao passageiro com acompanhamento gratuito do animal. Basta que o cão cumpra todos os requisitos anteriores e apresente identificação, comprovação de treinamento, esteja equipado com arreio e não atrapalhe as passagens dentro da cabine. O uso de focinheira é dispensado.

Instrumentos musicais

Para transportar na cabine um instrumento musical ele precisa estar dentro das dimensões e peso especificados pela lei, ou seja o instrumento musical não pode pesar mais de 10 kg e suas dimensões não podem ser superiores a 25 x 117 x 38 cm (incluindo a capa protetora). É de suma importante que o instrumento passe pela esteira de raio-x do aeroporto, por medidas de segurança, caso o seu instrumento não passe pela esteira, não adianta insistir, ele vai ter que ser despachado dentro da capa protetora.

Por experiencia aconselho consultar este tema com a companhia aérea. Normalmente por falta de espaço na bagageira do avião os passageiros com instrumentos musicais (exemplo: Guitarra, viola ou violão) acabam passando algum momento de sufoco porque não há espaço para o seu instrumento e na última hora o pessoal da companhia aérea quer despachar o instrumento.

Objetos Proibidos

Armas de fogo (inclusive réplicas ou de brinquedo), pressão ou choque elétrico são terminantemente proibidas. Outros objetos perfurantes e cortantes também não poderão ser carregados na bagagem de mão. Alguns objetos, como machados, pistola de pregos, martelos, chaves de fenda, facas, navalhas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas e semelhantes estão terminantemente proibidos mas poderão ser despachados.

Além disso, produtos químicos, botijões de gás, fogos de artifício, fusíveis, pólvora negra, combustível líquido e outros tipos de líquido e/ou produtos inflamáveis são totalmente proibidos, não sendo permitido nem nas bagagens despachadas. Isso pode incluir algumas pilhas e baterias, especialmente baterias de íon-lítio (recarregáveis), que são terminantemente proibidas. Portanto, se você comprar aparelhos eletrônicos no exterior deixe para comprar as baterias quando chegar aqui. Caso contrário elas podem ser barradas e você terá de descarta-las antes de embarcar. Mas não se preocupe: baterias que estão inseridas diretamente no equipamento, como é o caso de aparelhos celulares, são permitidas.

Recentemente muitas companhias adicionaram a sua lista de objetos totalmente proibidos no avião os smartphones Samsung Galaxy Note 7 pelos problemas de superaquecimento na bateria que gera um alto risco de explosão.

Algumas pequenas exceções em voos nacionais, como aparelhos de barbear e seus cartuchos, alicates de unha e objetos com lâminas inferiores a 6cm poderão ser permitidos na bagagem de mão. Em caso de dúvida, sempre consulte a companhia aérea antecipadamente.

bagagem de mão na cabine do avião

É sempre bom se lembrar de não despachar objetos de valor, dinheiro, e, claro, seu passaporte.

Confira a seguir umas tabelas um pouco mais detalhadas dos itens permitidos ou não dentro da bagagem de mão ou bagagem despachada. Mas atenção: A lista abaixo é apenas de caráter ilustrativo. Os agentes de segurança do aeroporto podem solicitar a remoção de quaisquer item da sua bagagem.o que pode e não pode levar na cabine do avião viajar de avião itens itens permetidos na bagagem de maoBagagem de mão: o que esta permitido e não dentro da cabine do avião o que esta permitido e não dentro da cabine do aviãoo que esta permitido e não dentro da cabine do aviãoo que esta permitido e não dentro da cabine do avião o que esta permitido e não dentro da cabine do avião


Perguntas frequentes sobre o Passaporte

  • Os passaportes têm validade de 10 anos para quem é maior de 18 anos e 1 a 5 anos para menores de idade, variando de acordo com a faixa etária. Os passaportes não são renovados, e após o vencimento deve ser iniciado um novo processo para tirar outro passaporte.
  • Se o seu passaporte venceu com vistos válidos, você deve apresentar os dois documentos durante a viagem. O passaporte novo será admitido para entrada no país e o antigo para validação do visto.
  • Os passaportes devem ser retirados pessoalmente e mediante apresentação do protocolo ou identidade original. Passaportes não retirados dentro de 90 dias serão cancelados.

Se você ficou com mais alguma dúvida sobre a bagagem de mão, entre em contato com a Anac por meio do site www.anac.gov.br ou da central de atendimento 0800 725 4445 (atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana).

Viajar: primeiro te deixa sem palavras, depois te torna um contador de histórias. 😍

Tem alguma dica de viagem para compartilhar? Deixe uma mensagem para nós nos comentários abaixo!viajar de aviao

 No mais, desejamos boa sorte e ótima viajem ✈️!

4 thoughts on “Vai viajar de avião? Saiba o que pode levar ou não na sua bagagem de mão!

  1. Olá. Estive lendo em alguns lugares e tenho uma dúvida, por favor poderia me dizer se seria permitido levar minha coleção de DVDs? Li que só poderia levar 20, eu tenho como uns 100, ao menos se posso levar metade na bagagem despachada e outra metade na maleta de mão, se sabe algo poderia informar me, por favor. Obrigada!

    1. Olá Chris. Não acredito que você tenha nenhum problema por levar a sua coleção de DVDS com você. Para onde você está viajando? Aconselho que ligue para a companhia aérea, seguramente ela vai informar tudo direitinho. Mas na minha opinião não acredito que por uma coleção de DVDS você vai ter problema.

  2. Ola, bem atualmente vivo em Perú, estou fora de Brasil quase 3 anos e minha viagem seria o regresso a Brasil, aqui tenho muitos DVDs, queria levar mas essa é minha dúvida, li que eles poderia pensar que estaria no plano de pirataria e talvez pensasse também que eu venderia em Brasil. Seria difícil provar que essa não é minha intenção, por isso queria saber se realmente tem algum problema, para na hora não passar um mal momento na revisão no aeroporto. De todos os modos te agradeço pela pronta resposta. Boa tarde

    1. Ah! Sua coleção de DVDS são piratas… o outro dia você não disse isso. Quase melhor que para sua tranquilidade (se bem que não acredito que ninguém fale nada por isso) você coloque eles na bagagem que vai despachada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *