Como tirar visto americano para turismo passo a passo

Viajar a USA
Como conseguir o visto americano!

Garanta seu visto para os EUA!

Todo mundo sabe que os Estados Unidos é um dos países mais cobiçados pelos turistas brasileiros. Com mais de um milhão de turistas brasileiros por ano, a viagem para a terra do Tio Sam exige bastante planejamento prévio: é necessário um visto válido para poder entrar no país, e mesmo com tantos visitantes vindos das terras tupiniquins, a emissão do visto não é garantida.

O que é o visto?

O visto é uma permissão para que o turista entre nas fronteiras do país, emitido pelas autoridades de imigração a fim de evitar entradas ilegais, atos terroristas e outras questões de segurança. O processo para a emissão de um visto geralmente é lento e burocrático, portanto, em alguns casos é recomendado que a solicitação seja iniciada até mesmo antes da compra das passagens.

É necessário fazer uma pesquisa detalhada para entender todos os procedimentos e reunir toda a documentação necessária. Sempre que houver dúvidas, não hesite em procurar o consulado americano mais próximo de você.

Antes de começar com o procedimento do visto, confira que seu passaporte esteja em regra. Se você ainda não tem seu passaporte ou ele esta vencido, esse vai ser o primeiro passo para continuar com o visto americano.

🇧🇷 Como e onde tirar o Passaporte brasileiro!

Procedimentos para tirar visto americano turismo

Com o passaporte em dia? Sim? Então vamos ao que interessa! 😋

A retirada do visto americano exige uma série de procedimentos que devem ser seguidos à risca. A seguir, veremos cada um deles detalhadamente passo a passo. Vamos lá? 🙂

Passo 1 – Preenchimento do Formulário DS-160

  1. O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário online de solicitação de visto DS-160, que está disponível no site oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano.
  2. Escolha o local onde será feita a entrevista, preencha os caracteres e clique em “Start An Application”.visto americano para brasileiros passo a passo
    • O documento está inteiramente em inglês, mas você pode ver a tradução de cada pergunta ao colocar o ponteiro do mouse sobre cada uma dela.
  3. Na próxima tela você terá que escolher uma pergunta secreta e responder, finalmente clique em Continue para prosseguir e completar o formulário.
  4. O formulário consiste em perguntas sobre dados pessoais como nome completo e endereço, profissão, escolaridade, etc. Responda todas as perguntas com bastante atenção, pois mais da metade dos vistos recusados ocorrem por causa do preenchimento incorreto deste formulário.
  5. O formulário pode ser preenchido tanto em inglês quanto em português, e quando fornecer informações pessoais (como nome) certifique-se que está preenchendo exatamente como está no passaporte. Qualquer discrepância poderá resultar na recusa da emissão do visto.
  6. No final, guarde o número “Application ID” e a pergunta de segurança que serão fornecidos. Estes dados serão necessários caso você precise voltar ao formulário.
  7. Imprima a página de confirmação e a mantenha bem conservada, sem rasuras ou erros. Este é o documento oficial de sua solicitação.

Passo 2 – Taxa de Solicitação

A seguir, você deverá agendar sua visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista no consulado americano, mas antes é necessário pagar a taxa de solicitação de visto que custa US$ 160,00.

  1. O primeiro passo é criar uma conta no site oficial do Departamento do Estado Americano. Ela será necessária para você pagar a taxa de solicitação e realizar os agendamentos. Tenha em mãos a página de confirmação da solicitação da DS-160 com código de barras e o número de seu passaporte, ela será necessária para finalizar o cadastro.
  2. A continuação clique em “Completei o formulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitar o visto“.

Também se certifique de que você está preenchendo todos os dados corretamente, pois estas informações serão necessárias caso você vá receber seu passaporte com o visto através de SEDEX ou DHL ou agendar a retirada.

A taxa de solicitação pode ser paga através de boleto bancário ou cartão de crédito, mas caso escolha esta segunda opção é importante lembrar-se que esta taxa é cobrada em dólar. Portanto, além de precisar de um cartão de crédito internacional lembre-se de que existem outros encargos financeiros para operações de câmbio no cartão de crédito.

Já no caso do pagamento através de boleto é necessário esperar pelo menos dois dias úteis para que o pagamento seja compensado.

Valores das Taxas do Visto Americano (MRV)

valor visto americano

Passo 3 – Agendamento visto americano – Visita ao CASV

Com a taxa paga e a confirmação da solicitação da DS-160 em mãos é hora de agendar a visita ao CASV e a entrevista no consulado.

Esta etapa deverá ser feita no próprio site do Departamento do Estado Americano com a sua conta recém-criada.

No CASV suas impressões digitais serão coletadas e também será tirada uma fotografia.

Documentos para apresentar no CASV

No dia da visita você deve apresentar:

  • Passaporte válido;
  • Formulário DS160;
  • Comprovante de pagamento da taxa
  • Página impressa de confirmação do agendamento;
  • Confirmação da solicitação do visto.
  • E RG, CPF e Certidão de Casamento para garantir.

Não esqueça nenhum destes documentos, caso contrário você deverá voltar em outra ocasião. E se você tiver passaportes antigos, leve-os com você.

📌 Duas observações importantes:

  • Não é permitida a entrada de bolsas e mochilas no CASV. Seus pertences devem ser guardados no carro ou em guarda-volumes privados que podem ser alugados.
  • Além disso, a visita ao CASV deve ocorrer antes da entrevista no consulado, e é recomendado que as duas etapas sejam feitas em dias diferentes.

Você poderá agendar as duas datas ao final do cadastro no site do Departamento do Estado Americano, mas escolha dias diferentes e vá ao CASV primeiro.

Também é válido reforçar que todos estes documentos são documentos consulares oficiais, e não podem conter nenhum tipo de rasura. Não faça nenhum tipo de anotações neles e mantenha-os em uma pasta para conservá-los.

O CASV possui endereços em Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Distrito Federal.

Passo 4 – Entrevista no Consulado

A próxima etapa é comparecer no dia e local agendado para a entrevista no consulado americano.

Será necessário apresentar seu passaporte, tanto o novo quanto os antigos se estiverem disponíveis, a confirmação do agendamento, a confirmação da solicitação do visto e documentos que comprovem seus vínculos no Brasil.

O consulado aceita cópias autenticadas destes últimos documentos, porém, é preferível levar os documentos originais sempre que possível. Além disso, não é preciso levar todos os documentos na lista a seguir, mas quanto mais documentos apresentados, maiores as chances do visto ser aprovado.

Documentos para visto americano

Além dos documentos citados acima. A lista de documentos que comprovam o vínculo com o Brasil está em ordem de importância:

  1. Declaração de imposto de renda;
  2. Extratos bancários (Ref. aos últimos 3 meses);
  3. Contracheques ou holerites (Ref. aos últimos 3 meses);
  4. Certidão de Imóveis no nome do solicitante do visto;
  5. Empresa ou sociedade com mínimo de dois anos em nome do solicitante do visto;
  6. Carteira de Trabalho com registro de emprego, preferencialmente com três anos ou mais;
  7. Certidão de propriedade de terreno em nome do solicitante;
  8. Comprovante de curso em faculdade ou pós-graduação;
  9. Relação de filhos e dependentes que ficarão no Brasil no período da viagem do solicitante;
  10. Documento que comprova posse de automóvel ou moto;
  11. Documento que comprove o trabalho autônomo, se for o caso;
  12. Qualquer outro documento ou motivo que vincule o solicitante ao Brasil.

E não se esqueça:

  • RG, CPF e Certidão de Casamento para garantir.

Caso haja qualquer dúvida sobre a documentação ou procedimentos antes da entrevista, entre em contato com o consulado mais próximo de você para solicitar maiores esclarecimentos. Os Estados Unidos contam com consulados nos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio de janeiro, além do Distrito Federal.

Passo 5 – Emissão do Visto

Se não houver nenhum contratempo seu visto será garantido, e você poderá receber seu passaporte pelo correio ou retirar no CASV, de acordo com a sua opção ao solicitar o visto.

Se você optou por receber pelo Correio ou Courier, basta aguardar a chegada do documento no endereço que você forneceu ao fazer a solicitação. Caso você tenha escolhido retirar o passaporte com o visto diretamente no CASV você deverá acompanhar o processo através do site do Departamento do Estado com a conta criada para solicitar o visto. Quando a opção “Retirar Documento” estiver disponível você poderá agendar a retirada de seu passaporte.

Em ambos os casos o prazo médio de entrega da documentação é de 10 dias úteis, podendo ser até menos em alguns Estados. Para ir acompanhando o processo do seu visto acesse AQUI.

O processo de solicitação de visto para entrada nos Estados Unidos pode ser longo e burocrático, mas com tantos lugares interessantes para visitar, definitivamente vale a pena.

Você já possui visto? Ou já deu entrada no pedido? Vai viajar para onde? Conte pra nós nos comentários e compartilhe suas dicas de viagem para os EUA! Continue navegando em nosso site passaportebr.com.

Viajar: o melhor remédio anti-stress!😋✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *