Quais são os documentos para fazer Passaporte brasileiro

Quer saber quais são os documentos para tirar passaporte brasileiro? Precisa solicitar o seu passaporte e não sabe quais são os documentos que precisa providenciar? Temos a lista completa aqui, confira. 😉

Documentos pessoais às vezes ganham pernas e saem andando por aí e quando precisamos deles não sabemos onde estão, por isso quando vamos solicitar algo tão importante quanto o passaporte é bom saber de tudo que se vai precisar o quanto antes para que se inicie a busca.Passaporte_passo-a-passo

Entenda porém, que os documentos só serão necessários após você dar entrada na solicitação do seu documento pelo site da Polícia Federal e preencher a ficha de dados e após isso imprimir a GRU (um boleto possível de ser pago em qualquer banco no valor de R$ 257,27) e pagá-la.

Só então você irá solicitar na página da Polícia Federal o agendamento da entrevista, onde você irá tirar a foto na propia Polícia Federal, recolher suas digitais, levar o comprovante de pagamento da sua GRU e os documentos para a emissão do passaporte.

Brasil Eficiente

A Casa Civil anunciou que todo brasileiro que for tirar o seu passaporte vai ter que apresentar menos documentos dos que eram até agora. Não será mais necessário apresentar os comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e comprovante de pagamento da taxa. Mas essa nova medida esta sendo implementada gradualmente até o final do 2018. A medida faz parte do programa do governo federal “Brasil Eficiente”. Ou seja que pelo momento aconselhamos continue levando todos os documentos de costume até que o programa seja implementado ao 100% para evitar qualquer transtorno inecessário.

Segundo as declarações do Governo as informações não deixam de ser requeridas na hora de tirar o novo passaporte, esse novo sistema só pretende agilizar o processo da emissão do documento. Agora algumas informações vão ficar armazenadas em um único banco de dados chamado Brasil Eficiente, que sera consultado diretamente pelos agentes da Policia Federal, sabendo online todos esses dados.

Quais são os documentos para tirar passaporte?

A lista para os documentos do passaporte comum (ou mesmo o de emergência que apenas tem o preço alterado) é bem básica. Alguns itens só são necessários para algumas pessoas, como a reservista de dispensa do exército que é solicitada apenas para homens.

Nota: Para passaportes especiais como Laissez-Passer, diplomatas ou militares existem documentos direcionados diferentes. Se esse for seu caso procure por ele especificamente no site da Polícia Federal.

Veja agora a lista dos documentos originais:

  • RG* ou outro documento de identidade atualizado e com foto como Carteira nacional de habilitação – conhecida como carteira de motorista- ou Carteira de Trabalho;
  • Se o passageiro for menor de 18 anos e não possuir RG ou a pessoa tiver mudado de nome por alguma razão fora casamento, tem de trazer certidão de nascimento;
  • Para crianças menores de 3 anos deverá ser apresentada uma fotografia do rosto , tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco;
  • CPF (se o viajante for menor de idade, CPF dos pais também);
  • Certidão de casamento atualizada (se for casada (o) ou uma mulher separada ou divorciada mas que ainda usa o sobrenome do marido);
  • Certificado de naturalização – apenas para naturalizados brasileiros.
  • Comprovante do pagamento da guia (GRU), que é o boleto que você imprime após preencher a ficha inicial de solicitação de passaporte;
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação ou justificativa da última eleição (nos dois turnos). Caso você não os tenha, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral e imprima a Certidão de quitação eleitoral;
  • Certificado de Alistamento Militar – para homens de 19 a 45 anos.
  • Se tiver passaporte anterior é preciso levá-lo, válido ou não.documentacao-para-passaporte

Lembre de levar os originais e uma cópia de cada.

Embora a lei determine que o RG não tem um prazo de validade determinado no país, vários órgãos entre eles a PF passaram a exigir data de emissão de até dez anos para combater fraudes.

Prontinho ✈️! Agora que já sabe quais são os documentos para tirar passaporte é só organizar para levar no dia e local que agendou para a entrevista. Ficou com dúvidas? Deixe uma mensagem abaixo ou continue navegando em nosso site passaportebr.com.?

15 thoughts on “Quais são os documentos para fazer Passaporte brasileiro

  1. Paguei meu Gru em 12/01/2016 e fiz o agendamento mas aconteceu imprevistos e fui adiando, será que consigo tira ainda meu passaporte.

    1. Olá amiga! Depois de ter feito o pagamento a validade da GRU é de 5 anos. Mas, as informações enviadas através do formulário, quando não confirmadas, só permanecem no Sistema por 180 dias (desde que não haja agendamentos para estas solicitações em datas futuras).
      No seu caso a sua solicitação tem mais de 180 dias. A sua solicitação perdeu a validade por decurso de prazo, você deverá fazer uma nova solicitação do passaporte, gerando um novo número de protocolo. Como você já pagou a GRU, talvez não será necessário realizar um novo pagamento, já que a sua GRU pode ser válida para o novo protocolo, SEMPRE E QUANDO o valor não tenha sofrido nehhuma alteração.
      Entretanto, no seu caso, não conseguirá realizar o agendamento, porque o sistema exige o pagamento e a compensação prévia da nova GRU atrelada ao novo Protocolo. Assim sendo, você deverá comparecer diretamente ao Posto de Emissão de Passaporte para tentar ser atendido sem agendamento e explicar o seu caso e ver se eles aceitam.

    1. Pedro é difícil te responder a isso. Francamente isso vai depender do posto. Terá postos que sejam compreensivos e aceitem e outros que não. O Certo é levar o RG ( partir dos 12 anos de idade, é necessário levar o RG em substituição à certidão de nascimento). Mas… tenta. Tenta apresentar o protocolo junto com a certidão de nascimento original da criança. Boa sorte!

    1. Olá Ana. Na realidade você sim pode ter problemas respeito a esse detalhe, mas não só na hora de fazer o passaporte o RG não deve ser plastificado baixo nenhuma hipótese. Plastificar pode invalidar o documento e é ilegal. Aconselho que se dirija a um Poupa Tempo ou algum orgão estadual que emita uma nova via o antes possível.

  2. Olá Boa Noite .
    Gostaria de saber sobre o CPF de minha filha de 14 anos. Tirei faz pouco tempo e não tenho o cartão, pois não enviam mais. Imprimi um pelo site.
    É aceito?

  3. Olá, não consegui a segunda via da minha despensa, estou morando em outro estado fui até aonde faz a segunda via eles estavam com sistema fora, e me deram uma declaração isso tb é válido?

  4. fiz a solicitação de passaporte, coloquei o RG mas ele possui mais de 20 anos. Até porque sempre uso a minha CNH. Terei problema para retirar o passaporte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *