Saiba o que fazer em caso de nome errado no Passaporte

como arrumar dados errados no passaporte

O Passaporte é o documento mais importante para aqueles que viajam muito, por isso é essencial que toda a sua documentação esteja em ordem para evitar dores de cabeça na hora do embarque, mas especialmente para você não correr o risco de ser impedido de viajar.

Agora que você já sabe como tirar passaporte brasileiro e já leu as melhores dicas aqui em PassaporteBr sobre como tirar uma boa foto para passaporte entenda o que fazer em caso de que o seu nome ou outro dado esteja errado no seu passaporte. 🤓

Antes de planejar sua viagem é muito importante verificar a situação de todos os seus documentos, especialmente para aqueles que casaram ou mudaram de nome por algum motivo. Toda a documentação necessária para viagem deve estar regularizada. Acompanhe nosso artigo e entenda como corrigir nome errado no passaporte.

Pequenos Imprevistos – nome/endereço errado no formulário da Polícia Federal

Mas mesmo que você tome todos os cuidados, pequenos imprevistos ainda podem acontecer. A recomendação é que você tome um cuidado especial ao preencher a ficha de requerimento de passaporte no site da Polícia Federal, mas caso um erro passe desapercebido, não se desespere: como a emissão de passaporte está vinculada ao número do CPF do viajante, não é necessário efetuar um novo preenchimento da guia.

Entretanto, a correção das informações é obrigatória. No dia agendado para seu atendimento no Posto de Emissão do Passaporte, informe o funcionário que está te atendendo do erro imediatamente.

Lembre-se, caso exista alguma informação divergente no seu passaporte você não poderá viajar!

Outra dica para evitar problemas com o seu passaporte é conferir todos os dados constantes no documento assim que ele for retirado. E não vale uma conferência rápida: seja minucioso e verifique toda e qualquer informação contida no seu passaporte para detectar possíveis erros (nome, data de nascimento, validade, etc.).

Caso encontre alguma informação divergente, comunique o funcionário do Posto imediatamente para tomar as providências necessárias para a correção. Em casos como este, todo cuidado é pouco.

nome errado no passaporte

Mudei de nome ou encontrei um erro. O que fazer?

Um dos principais motivos para inconsistência de dados no passaporte é a mudança de nomes. Isto pode ocorrer por diversos motivos que vão desde casamento até decisão judicial. Lembre-se de que todas informações de seus documentos devem ser coerentes, e com o passaporte não é diferente.mudar documentos

Caso seu nome tenha mudado por alguma razão e todos os seus documentos  já foram atualizados será necessário emitir um novo passaporte, independente do vencimento do seu documento atual. Reúna todos os documentos já com seu novo nome e solicite uma nova emissão. O mesmo deve ser feito se, por algum motivo, você encontrou algum erro em seu passaporte.

Naqueles países nos quais o visto é exigido é de extrema importância que o nome no passaporte seja o correto, porque o nome que consta no visto tem que ser exatamente o mesmo.

Dia de retirada: Seu nome veio errado no passaporte? O que acontece?

É de suma importância que você confira todos os dados de imediato na hora da retirada de seu novo documento! Se você não for minucioso em olhar todos os seus dados no final pode acabar ocasionando grandes problemas.

Achou algum dado errado? Comunique o problema na mesma hora para que o pessoal da Policia Federal consiga arrumar! Se você só reparou depois de ter feito a retirada, vai ter que pagar uma nova GRU para retirar um novo passaporte.

É muito importante manter todos os seus documentos atualizados e em bom estado, por isso, ao iniciar o planejamento de qualquer viagem, certifique-se de que seus documentos estão de acordo. Afinal, ninguém quer perder viagem, não é mesmo?

Gostou das dicas para resolver o nome errado no passaporte? Tem algo que gostaria de dizer? Deixe sua opinião ou comentário no formulário abaixo ou ligue para a Policia Federal no número de telefone 194! E boa viagem ✈️!

34 thoughts on “Saiba o que fazer em caso de nome errado no Passaporte

  1. Tenho uma dúvida.
    Fui tirar o passaporte, e segui as recomendações de documentos do site da PF. Lá dizia que precisava levar a certidão de casamento somente que mudou de nome. Eu me casei, mas não mudei meu nome. A atendente disse que era obrigatório eu ter apresentado a certidão de casamento (mas no site não dizia isso e ela ainda disse que o site está errado), e como eu tinha viajado mais de 230km pra tirar, ela me disse que não teria problema, poderia solicitar a emissão do passaporte, mas sairia que eu sou solteira. O que devo fazer?

    1. Bom Gisele, cada atendente é um mundo. Na realidade apresentar a certidão de casamento não é obrigatório sempre e quando não haja mudanças no nome, eu mesma já fiz meu passaporte em duas ocasiões, estou casada e nunca apresentei e nunca tivem nenhuma classe de problemas. Também tenho que mencionar que eu não mudei de nome de solteira a casada, continue com os meus mesmos sobrenomes. Mas você pode abrir o site oficial da Policia Federal onde diz os documentos obrigatórios e mostrar a moça. Ela tem que acatar o que o site diz.

  2. Olá, tenho uma dúvida. No momento de preenchimento da guia, errei o ano do meu nascimento. Aqui vocês disseram que no próprio dia posso pedir para arrumar a informação, mas no site da Polícia Federal diz que todas as informações que serão impressas no Passaporte devem estar atualizadas, caso contrário deverá haver novo pagamento da guia. É assim mesmo que funciona? Estou com medo de ir até lá para me falaram que devo pagar novamente e reagendar.

  3. Hola, eu vou tirar meu passaporte mas o nome da minha mãe é errado na minha certidão de nascimento e entre outros documentos. Mas eu já paguei o GRU o que devo fazer ?? tirar mesmo assim o passaporte e depois que reedificar o nome na certidão tirar de novo ?? Obrigada pela atenção.

    1. No seu RG esta o seu nome certo? Para que você precisa da certidão de nascimento? Só pessoas menores de 18 anos e sem RG ou a pessoas que tenham mudado de nome tem que levar a certidão de nascimento; Me explica um pouco melhor o caso para eu entender.

  4. Olá pessoal boa noite!
    Gostaria muito da ajuda de vocês, estou muito aflita, visto que, ao efetivar a solicitação do passaporte o nome da minha mãe ficou incorreto, o certo é; Maria Aparecida da Silva Ribeiro, e eu coloquei no formulário: Maria Aparecida Silva Ribeiro. Na verdade eu segui a minha própria identidade, porem na minha certidão de nascimento e carteira de trabalho o nome de minha mãe está como: Maria Aparecida Da Silva Ribeiro.
    O que faço? Estou tão preocupada 😔

  5. Alguem pode me ajudar?

    Minha mae esqueceu do ‘de’ do meu sobrenome do meio que é De Pina. A gru ja foi paga, terei algum problema? ou no dia com os documentos isso nao sera problema?

    1. Samira no dia do atendimento avise o atendente para arrumar. Apresentando seus documentos, ele irá conferir e arrumar. Fique tranquila. Mas não esqueça de avisar, porque se não corre o risco de que o passaporte saia com dados errados.

  6. Bom dia! Tenho uma dúvida! Tirei o meu passaporte em Agosto/2017, e agora em janeiro fui tirar o meu visto americano, sendo que o mesmo foi concedido e emitido. Porém quando fui retirar o meu visto junto com o passaporte essa semana, a Consul observou que o meu nome no passaporte e visto não estava igual ao meu documento. Me chamo Mauricio Teixeira Lopes e em meu passaporte está apenas Lopes Mauricio, consequentemente o visto saiu com o nome igual ao passaporte. Poderei ter algum problema futuro quanto a isso? Pois quando solicitei o meu passaporte preenchi o formulário corretamente, como também levei todas as minhas documentações comprobatórias.

    1. Olá Maurício. Francamente não acho que possa ter problemas, agora se o caso fosse ao contrario e no passaporte seu nome não fosse o mesmo que no visado ai com certeza você ia ter problemas 100%.
      Na hora que você pegou seu passaporte teria que ter comprovado que todos os dados eram corretos antes de assinar a retirada. Se você não reparou, agora você teria que fazer todo o procedimento desde zero para deixar certo.

  7. Fiz meu passaporte e sai do país 2x a trabalho sem perceber que meu nome estava escrito errado. Como não comprei minha passagem e apenas mandei a foto do passaporte pra quem compraria, nunca reparei, até que dessa vez percebi que meu nome na passagem estava escrito errado. Com medo de dar problema na hora do embarque, olhei meu passaporte e aí reparei que meu nome estava com uma letra a menos! E agora, o
    Que faço?

    1. Você teria que ter reparado nisso antes de ter assinado a retirada de seu passaporte, ai eles teriam a obrigação de arrumar sem ter que cobrar uma nova emissão. Para arrumar isso você tem que fazer todo o procedimento desde zero e pagar uma nova GRU.

  8. Boa noite, Pessaol, uma dúvida: Ao realizar o passaporte junto a Policia Federal, o sobrenome por ser muito extenso, não cabia todas as informações no documento de passaporte final, no qual o agente da policia federal informou que estaria suprimindo o nome “DOS”, de um nome exemplo “JOAO DA FONSECA APARECIDA DOS SANTOS”, ficando no passaporte final “JOAO DA FONSECA APARECIDA SANTOS”. A passagem aérea possui o nome incluindo “DOS”, se tornando somente esta informação diferente do descrito no passaporte. Em contato com empresa Aérea, a mesma informou que não tem problema neste caso, ja que utiliza primeiro e último nome, e ainda que foi decisão da policia federal em retirar o “DOS”. dos Dúvida: Este procedimento de retirar uma nomenclatura do nome, exemplo “DE” “DOS”, é normal conforme definição da Policia Federal? Como se trata de viagem internacional, não podemos ter problemas de embarque ou na imigração. Fico no aguardo de alguma ajuda na confirmação desta situação.

    Obrigado

  9. Olá, eu tirei meu passaporte mais infelizmente não verifiquei direito então o nome da minha mãe ficou errado o nome é Sandra Bevilacua
    No caso no passaporte está Sandra Bavilacua tem algum problema? Oque faço?? Já estou com o passaporte faz 1 mês

  10. Boa Tarde!
    Acabo de perceber que ao preencher os dados para concessão de passaporte do meu marido eu inseri o número do meu cpf e não o dele, como deveria ter sido. O problema que só reparei isso após o pagamento da GRU.
    Gostaria de saber como proceder neste caso.

    1. Bom Livia, vai depender do atendente. Porque a GRU esta diretamente vinculada ao número do CPF informado na hora do preenchimento do formulário. Levem o seu CPF e os documentos dele, expliquem para a atendente o acontecido, no pior dos casos teram que voltar a pagar a GRU e fazer um novo agendamento. Por essa razão é tão importante prestar muita atenção na hora do preenchimento você corre o risco de ter que fazer tudo de novo.

  11. Ola, esqueci de preencher o campo Certidão de Casamento, por conta da mudança de nome, eles acrescentam lá a certidão né? Não há a necessidade de eu preencher novamente e pagar a guia?!

  12. Boa noite, hoje fiz a solicitação do passaporte, porém escrevi o nome completo do meu pai e depois percebi que na minha identidade que um dos sobrenomes dele está abreviado, será q posso ter problemas por causa disso?? Obrigada!!

  13. Bom dia!
    Estou com a seguinte duvida, ja tirei o passaporte da minha filha, mas quero corrigir a certidao de nascimento alterando seu sobrenome, para isso tem como retificar o passaporte ou só emitindo um outro mesmo?
    Obrigada!

  14. Olá. Na hora de emitir a GRU, sem querer, houve um erro na minha data de nascimento (o ultimo dígito) e só fui me dar conta depois que paguei a GRU. Ao que tudo indica lendo esta matéria, eu posso agendar normalmente minha visita a Receita e devo retificar ao atendente munida de documentos meu erro? Ou há alguma forma de reparar, se eu for a algum posto etc?
    Atenciosamente,
    Raquel.

  15. olá

    ao informar o local de nascimento no requerimento, eu coloquei São Vicente que é a cidade que eu moro, ao invés de Santos que é minha cidade natal. Conferi, mas nao percebi o erro, só notei depois que paguei a GRU. Será que tem como retificar na hora?

  16. Tirei o passaporte e nele solicitei o visto americano que fou concedido, neste passaporte a data de nascimento é 06/05/1963, na epoca não pude viajar e meu passaporte venceu 3 anos depois. Tirei outro passaporte mas neste intervalo precisei regularizar junto a RFederal minha data de nascimento que é 26/05/1963 (o dia estava errado). Nem me lembrei do visto americano agora que comprei passagens para dia 18/05 notei que no visto e no passaporte vencido a dia de nascimento é 06 e no passaporte novo é dia 26 (o correto em todos meus documentos), estou preocupasissimo, posso ter problemas na entrada nos EEUU? tenho que fazer alguma correção???? se positivo voces fazem e dá tempo antes da viagem? moro em Manaus e tirei o visto no Rio de Janeiro

  17. Fiz uma cirurgia na mão faz 2 meses e não recuperei 100% força da mão, hj fui buscar meu passaporte, e na hr de assinar, tremi !!! Será que da problema?? Parece um pouco rasurado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *