Conheça o Passaporte Eletrônico Brasileiro

Quer saber o que é exatamente um passaporte eletrônico e para que serve? Diversos países do mundo já adotaram o uso do passaporte eletrônico, também conhecido como passaporte biométrico.

passaporte

O documento conta com um chip RFID inserido na sua capa que é lido por equipamentos eletrônicos na hora que o viajante entra ou sai num país.

Os países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, África do Sul, Japão e Canadá já adotam esta medida de segurança. E desde 2010 o passaporte eletrônico também foi adotado no Brasil, e todos os passaportes emitidos após esta data já contam com o chip.

📘 Para que serve o passaporte brasileiro?

Passaporte biométrico/eletrônico: Informações completas sobre o viajante

O chip carrega todas as informações do viajante que constam na página de identificação, como por exemplo o nome completo e nacionalidade, além das informações biométricas que são coletadas no momento da emissão do passaporte: fotografia facial e impressões digitais. E não só isso, a Polícia Federal também poderá armazenar informações uteis para a policía do Brasil e de outros países.

Os dados são lidos automaticamente pelas máquinas utilizadas nas fronteiras, o que agiliza muito o processo de entrada do viajante no país, e já faz a comparação automática dos dados registrados no chip com o que está impresso na caderneta. Antigamente, era necessário digitar todas as informações no sistema, o que poderia tomar algum tempo e atrasar o fluxo de entrada dos turistas. Os equipamentos para a leitura do passaporte eletrônico já estão em funcionamento nas fronteiras terrestres, portos e aeroportos brasileiros.

🎒 Quer saber o que pode levar ou não na sua bagagem de mão?

Segurança dos dados

O chip produzido pela CEITEC no Brasil e utilizado nos passaportes tem o nome oficial de CTC21001 e possui uma série de dispositivos para garantir a segurança das informações inseridas nele, o que o torna praticamente infalível contra fraudes.

segurança com o chip eletronico do passaporte

O primeiro deles é uma certificação digital que valida as informações contidas no chip e comprova aos agentes imigratórios que os dados foram realmente gravados pela Polícia Federal. O segundo dispositivo garante a proteção das informações biométricas e impede que elas sejam alteradas de forma ilícita, utilizando o protocolo EAC (Extended Access Control). O protocolo garante que o acesso às informações seja feito apenas com a utilização de uma certificação digital específica.

O passaporte brasileiro ainda conta com mais dispositivos de segurança que não está ligado ao chip: como por exemplo um mapa do Brasil impresso em cor verde na contracapa, alguns elementos do passaporte luminisnecentes visíveis apenas com a utilização de radiação ultravioleta. Entre outros elementos de segurança. Para conhecer todos eles clique aqui.

Elementos de segurança do novo passaporte biométrico

  1. Código de barras bidimensional;
  2. Fundo com microletras;
  3. Fundo com impressão íris;
  4. Fundo com impressão invisível;
  5. Impressão intaglio com imagem latente;
  6. Impressão intaglio com tinta tipo OVI (opticamente variável);
  7. Laminado de segurança – proteção dos dados;
  8. Marca d’água posicionada mould made;
  9. Papel com fibras visíveis e invisíveis;
  10. Papel com fio de segurança;
  11. Papel reativo a produtos químicos;
  12. Tintas sensíveis à abrasão e a solventes;
  13. Fio de costura luminescente bicolor;
  14. Perfuração cônica a laser;
  15. Costura das páginas com arremate;
  16. Paginação em filigrana eletrotipo.

Estas medidas de segurança visam coibir fraudes, e garantem que o portador do passaporte é realmente a pessoa para quem o documento foi emitido e não outra pessoa, além de agilizar todo o processo de autorização de entrada dos viajantes dentro das fronteiras do país.

Quem ainda tem um passaporte se um chip dentro da validade ainda poderá usá-lo para viajar até a data de seu vencimento. Após o período, o passaporte deverá ser renovado e o viajante irá receber um novo documento já com o chip com informações biométricas.

Como saber se o meu passaporte é eletrônico?

Todos os passaportes eletrônicos do mundo  tenhem o Símbolo Internacional do Passaporte Eletrônico (e-passport) impresso na capa. Confira se na sua capa aparece o simbolo abaixo, caso tiver,  o seu passaporte é eletrônico.Símbolo Internacional do Passaporte Eletrônico

 

+ Passo a passo para tirar o seu passaporte
+ Lista de países que não exigem visto de turistas brasileiros

Você acha que o uso do passaporte eletrônico é um passo certo na direção do combate à fraude e imigrações ilegais? Tem uma opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *