Como tirar passaporte para bebê ou criança pequena

como tirar passaporte para bebe
Aprenda a tirar o passaporte para bebê ou criança!

Quando se fala em tirar o passaporte de um bebê ou até mesmo de menores de idade fica a impressão que é preciso lutar contra um bicho de sete cabeças. Mas na verdade o processo de requerimento do passaporte dos pequenos é bem mais simples do que parece, e muito semelhante ao processo de emissão de passaporte dos adultos: basta um pouco de preparo e organização e tudo deve correr de maneira tranquila e suave.

Saiba tudo para tirar o passaporte do seu bebê!

Hoje em PassaporteBr vamos explicar para você do que precisa para tirar passaporte de bebe, quanto custa, quais são os documentos necessários e muito mais! Vamos lá?

É claro, vale ressaltar que, para viagens nacionais, apenas a certidão do bebê é suficiente para embarque. Já no caso dos países do Mercosul será necessário apresentar um documento de identificação. Para viagens com destinos diferentes destes, o passaporte é exigido, e alguns países exigem até mesmo emissão de visto, portanto fique atento aos requisitos para entrar no país de destino.

Também é bom ficar de olho nos prazos. Não deixe para solicitar a emissão do passaporte do seu filhote muito em cima da hora. O processo todo leva em média 25 dias ou mais, e pode ser necessário providenciar documentos que seu bebê pode ainda não ter, como no caso do RG.

Mas como falamos no começo, com um pouco de organização e preparo o processo fica muito mais tranquilo. Então vamos ao que interessa. 🤓

Quais são os documentos necessários para passaporte do seu bebê?

A documentação exigida para a emissão do passaporte para menores de idade é praticamente a mesma dos adultos, com pequenas diferenças. Vale ressaltar que todos os documentos apresentados devem ser originais, estar em bom estado e dentro da validade.

Certifique-se de providenciar todos os documentos antes de agendar o atendimento no posto da Polícia Federal. Assim você pode lidar com possíveis imprevistos e evita dores de cabeça.

Os documentos necessários são:

Certidão de nascimento: para os menores de 12 anos, a original já basta. No caso daqueles que estão acima dessa idade já é exigida a apresentação do RG.

RG e CPF dos pais ou representantes legais: documentos originais, em bom estado e dentro da data de validade.

Foto do Bebê: uma foto do bebê em tamanho 5×7, com fundo branco ou neutro, recente, colorida e sem data. A foto só é necessária para menores de 3 anos. Aqueles com idade acima desta faixa irão tirar a foto no posto no dia do atendimento. E caso você esteja se perguntando, as meninas podem usar lacinho no cabelo sim!

Certidão de Casamento: No caso que a mãe da criança tenha  adotado o sobrenome do marido e não tenha nenhum documento com o nome de casada terá que levar consigo a certidão de casamento. É MUITO importante levar, porque caso contrário vão correr o risco de que a solicitação do passaporte não seja aceita.

Importante!

  • O bebê NÃO precisa ter RG ou CPC para tirar o seu passaporte. No campo CPF do Responsável deverá ser preenchido com o número do CPF de um dos pais!

Como e onde tirar o passaporte brasileiro

Preenchimento da solicitação: assim como no caso dos adultos, o processo de emissão de passaporte começa no site da Polícia Federal, onde você deve preencher a ficha de solicitação e imprimir a guia do pagamento, que atualmente está no valor de R$ 257,25. Caso não saiba como fazer o requerimento do passaporte clique AQUI.

Agendamento: após o preenchimento da solicitação e feito o pagamento da GRU, faça o agendamento da visita ao posto da Polícia Federal com o seu nenem.

Autorização para expedição do passaporte e autorização de viagem: para menores de idade estas fichas devem ser preenchidas. Existem três tipos de autorização que veremos mais para frente, e elas são impressas direto no passaporte.

Com tudo providenciado só resta comparecer ao posto de atendimento no dia e hora agendados previamente. Não se esqueça que neste dia você deve estar munido de:

– Todos os documentos citados acima, originais, em bom estado e dentro da validade.

– Protocolo da solicitação impresso.

– Comprovante de pagamento da taxa de emissão GRU.

– Formulário de autorização preenchido.

– O próprio bebê.

No dia do agendamento a criança deve comparecer acompanhada dos pais ou responsáveis legais. Caso um dos dois esteja impossibilitado de comparecer será necessária uma autorização do pai ausente com firma reconhecida em cartório.

Como fazer a foto para o Passaporte do bebe?

foto para passaporte de bebe

Hoje em dia a foto do passaporte é tirada na hora do atendimento, mas para crianças menores de 3 anos eles pedem a  uma foto impressa 5×7, com fundo branco ou neutro, recente, colorida e sem data.

Dicas para tirar a melhor foto do seu bebê!

Conforme falamos antes, a foto do bebê para o passaporte não é muito diferente da foto dos adultos. A foto deve ser colorida, atual, sem data e com um fundo neutro ou branco. Assim como no passaporte dos adultos, a foto não deve possuir nada que dificulte a identificação do bebê. Por exemplo, as meninas podem usar um lacinho discreto no cabelo, mas recomenda-se que não seja utilizado nenhum tipo de chapeuzinho. Via de regra todas as dicas que servem para uma boa foto do passaporte dos adultos também funcionam para os bebês.

A foto pode ser tirada no dia do atendimento, mas como manter a atenção do bebê pode ser complicado, a Polícia Federal recomenda que você já leve a foto impressa. Vai ser muito mais fácil de tirar a foto se você conseguir distraí-lo com brinquedos ou sons que chamem a sua atenção.

Certifique-se de colocar uma roupinha colorida no seu bebê para dar um pouco de contraste com o fundo branco. A criança também deve estar com os olhos bem abertos, se possível, e as duas orelhas precisam aparecer na foto, e procure manter o rosto do bebê o mais neutro possível, e sem que o cabelo cubra seu rosto, nem parcialmente. E, claro, tire a foto em um ambiente bastante claro e de preferência com muita luz natural.

Quanto tempo demora em ficar pronto? Como retirar?

Após o atendimento você irá receber um protocolo com a data e local para a retirada do documento, que é entregue em média dentro de 6 a 10 dias úteis. Você terá 90 dias para retirar o passaporte do bebê a partir da data de emissão. Também é bom ressaltar que o site da Polícia Federal informa que a criança deverá estar presente na retirada, mas algumas cidades dispensam esta exigência. Em caso de dúvidas é sempre bom perguntar antes. Além disso, desta vez apenas um dos pais ou responsáveis legais precisa estar presente.

Atenção: Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias são cancelados.

Autorização de Viagem

Existem três tipos de autorização para viagem de menores de idade. O formulário deve ser preenchido no site da Polícia Federal junto com a requisição do passaporte.

No dia do atendimento, caso um dos pais esteja ausente, este documento deve ser levado a um cartório e ter firma reconhecida por autenticidade (aquele em que o funcionário do cartório deve ver a assinatura sendo feita na hora).

Os três tipos de autorização são:

  • Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum (poderes p/ genitor): este formulário permite que o menor viaje apenas com a presença de um dos pais, mas não sozinha. Ela vem impressa no passaporte, e dura por toda a validade do passaporte (clique aqui e acesse esse formulário).
  • Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum (poderes amplos): semelhante ao anterior, porém, também permite que o menor embarque sozinho (clique aqui e acesse esse formulário).
  • Formulário padrão de autorização para concessão de passaporte para menor: esta autorização permite que o menor viaje apenas com os dois pais presentes. Caso um deles esteja ausente será necessário apresentar uma autorização de viagem com firma reconhecida em cartório. (clique aqui e acesse esse formulário).

autorizando o menor a viajar com apenas um dos genitores, indistintamente

Validade de passaporte para bebê e crianças

É muito importante ressaltar que o prazo de validade de passaportes emitidos para menores de idade é diferente do passaporte dos adultos. Veja a tabela a seguir:

IDADE

VALIDADE

0 a 1 ano incompleto

1 ano

1 ano completo a 2 anos incompletos

2 anos

2 anos completos a 3 anos incompletos

3 anos

3 anos compeltos a 4 anos incompletos

4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos

5 anos

18 anos completos ou mais

10 anos

Também é importante lembrar que o passaporte é um documento que não pode ser renovado ou prorrogado. Caso ele esteja vencido ou perto da data de validade será necessário solicitar uma nova emissão e passar por todo o processo.

Como pudemos ver, o processo para tirar o passaporte do bebê pode ser um pouco mais trabalhoso, mas não é tão complicado quanto se pensava. Um pouco de organização resolve todo e qualquer problema!

passaporte bebê

Para viajar com uma criança recém-nascido (entre 1 e 7 dias de vida), é preciso apresentar uma autorização médica para o bebê e para a mãe que viaja.

Dúvidas e suguestões

Caso tenha ficado com dúvidas sobre o preenchimento dos dados no site da Policia Federal para o passaporte para bebê ou outras informações, pode também procurar o e-mail da Polícia Federal faleconosco@dpf.gov.br ou ligar no telefone 194.

Não deixe de conferir outros textos sobre o passaporte em nosso site! Gostou das nossas dicas para tirar passaporte para bebês e crianças? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo! Boa sorte e boa viagem! Até o próximo artigo…✈️

E lembre que… Viajar é criar memórias pelo mundo! ☺️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *