Perda ou Roubo de Passaporte: O que fazer?

que fazer quando o passaporte e furtado fora do brasil
Passaporte roubado o que fazer?

Chegou até aqui porque quer saber o que fazer quando o seu passaporte é roubado, furtado ou perdido? Fique com a gente em PassaporteBr e saiba como proceder!

Cuide bem do seu passaporte. É o seu documento de identidade válido no exterior.

Você toma todos os devidos cuidados com o seu passaporte? Saiba que este é o documento mais importante quando você é um turista em outro país, pois é ele que é utilizado como identificação, além de ser o documento que irá permitir o seu trânsito livre por outros países.

Como qualquer outro documento importante, é necessário ter muito cuidado com o seu passaporte: sempre o guarde em algum local seguro e conservado, longe de qualquer coisa que possa estragar o documento.

Mas às vezes nem todo cuidado do mundo consegue evitar infortúnios que saem do nosso controle. Por isso, saiba como você deve proceder no caso de perda, roubo ou extravio de passaporte.

🎒 Quer saber o que está permitido levar na sua bagagem de mão?

Perda, Roubo ou Extravio

Caso o pior tenha acontecido e você perceba que tenha perdido o seu passaporte, ou caso você tenha sido roubado e levaram o documento, o mais importante é manter a calma saber como agir.

Perdi o passaporte no Brasil, o que fazer?

 O que fazer em caso de perda ou furto do seu passaporte?Se o ocorrido foi dentro do Brasil, antes de você viajar, o problema será bem menor. A primeira providência a ser tomada é fazer o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O BO vai ser necessário para solicitar a emissão de outro passaporte, por isso, providencie-o o mais rápido possível.

O passaporte não é um documento que pode ser renovado ou emitida segunda via. Por isso, se você perdeu o seu ou foi roubado, será necessário emitir um novo passaporte. O procedimento será o mesmo para a emissão de qualquer passaporte, porém, será necessário apresentar o Boletim de Ocorrência para a Polícia Federal. Será necessário apresentar novamente todos os documentos, pagar a taxa de 257,25 R$ e agendar o atendimento, como na emissão de um passaporte qualquer.

Vale ressaltar que a perda ou roubo de passaporte deve ser informada obrigatoriamente à Polícia Federal mesmo que você não tenha pretensão de solicitar um novo passaporte. Assim você não corre o risco de ter alguém entrando em outros países com as suas informações.

Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso.”

o que fazer quando o passaporte é roubado no exterior?

passaporte roubado ou furtadoO primeiro mantenha a calma. Se o passaporte foi perdido ou roubado no exterior, os procedimentos mudam um pouco. Antes de mais nada, após se certificar de que você não está mesmo em posse do seu passaporte, é imprescindível procurar as autoridades locais e fazer a denúncia por roubo ou extravio. Faça o equivalente ao boletim de ocorrência na polícia e se possível faça cópias do documento, você poderá ter que apresentá-los no consulado brasiliero ou na hora de solicitar novamente os vistos que estavam válidos em seu passaporte.

Em seguida, será necessário entrar em contato com uma embaixada ou consulado do Brasil no país em que você está. O site do Itamaraty disponibiliza um link com as informações completas de todas as embaixadas e consulados disponíveis.

O consulado poderá emitir um passaporte para proseguir com a sua viagem mediante o pagamento da taxa correspondente (que costuma no mínimo ser o dobro do que custa um passaporte no Brasil) ou tirar gratuitamente uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) para você voltar ao Brasil.

Autorizacao de retorno ao Brasil ARB
O que fazer se você perder seu passaporte no exterior?

O passaporte pode demorar e ser bastante caro, por isso, se você não pretende continuar sua viagem ou está próximo do retorno ao Brasil, o recomendado é que você solicite a autorização de retorno, que tem caráter emergencial e fica pronto em até três dias úteis, permite ao seu titular uma viagem direta ao Brasil, finalmente solicite o seu novo passaporte aqui no Brasil, seu bolso irá agradecer.

Vale lembrar que, mesmo que seja emitido um novo passaporte, os vistos que constavam no seu passaporte antigo não estarão no novo. Para isso será necessário solicitar emissão de novo visto, por isso, tenha em mãos cópias do boletim de ocorrência feito no exterior mencionado anteriormente. Se a sua viagem passar por um país onde o visto é necessário e você não conseguir uma nova emissão, infelizmente você terá que mudar os seus planos.

ATENÇÃO: É importante que entenda que o caso de furto ou roubo de um passaporte não é considerado uma situação de emergência, o horário de atendimento no Consulado e de segunda-feira  a sexta-feira, fora disso não conte com ser atendido, por isso tenha paciência e no pior dos casos terá que remarcar a passagem.

Passaporte roubado? Saiba o que fazer para tirar outro

Como se prevenir e evitar dores de cabeça

Como dizia o velho ditado, “melhor prevenir do que remediar”. Como já falamos antes, o passaporte é um documento de grande importância. Quando não for utilizá-lo, deixe guardado em um local seguro, longe de líquidos, materiais químicos ou qualquer coisa que possa destruí-lo.

Na sua viagem você só vai utilizar seu passaporte na entrada e saída dos países, por isso apresente ele somente no check-in internacional. Depois, apenas guarde-o em local seguro. Se possível, evite deixar o documento em malas ou bolsas. Se você estiver usando uma pochete ou “money belt” recomendamos que você o utilize para guardar seu passaporte. Assim o documento vai estar sempre junto ao seu corpo, que é mais seguro do que em uma bolsa ou mochila.guardar passaporte em lugar seguro

Desde o portal oficial do Itamaraty aconselham levar na viagem uma cópia impressa autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento e uma cópia simples de seu passaporte e vistos e guardar no cofre do hotel, para qualquer imprevisto que venha a acontecer no transcurso da viagem. Desde PassaporteBr também recomendamos que você mantenha uma cópia digital de seus documentos em seu e-mail. Se preferir, ao invés de andar com o passaporte original, fique com uma das cópias. E como todo cuidado é pouco, tenha também o número de seu passaporte anotado em todo lugar que conseguir.

E falando nisso, ao chegar no hotel, muitas pessoas recomendam que você guarde o passaporte no cofre. Mas se você se sentir mais seguro tendo ele com você ou se o hotel não for confiável (especialmente em casos de quartos compartilhados de hosteis), então novamente recomendamos que você guarde o passaporte no seu money belt.

Em casos de emergência em que não seja possível contatar com o consulado brasileiro do país, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores (MRE-Itamaraty) pelo número de telefone de plantão +55 61 8197 2284  ou email dac@itamaraty.gov.br.

+ Lista de países para viajar sem passaporte brasileiro

Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Alguma outra dica para evitar dores de cabeça com a perda ou roubo de passaportes? Deixe uma mensagem nos comentários abaixo e conte para gente! No mais desejamos boa sorte e e ótima viagem ✈! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *