Paguei a GRU e não consigo agendar o atendimento do passaporte. E agora?

Há algum tempo a solicitação do passaporte no Brasil passou a ser feita praticamente toda através da internet, o que trouxe muito mais organização e comodidade para quem quer fazer uma viagem internacional.

Apesar de atualmente o processo estar muito mais acessível e bem menos burocrático, isso não significa que o viajante não está sujeito a ter problemas para tirar o tão necessário documento.

Não consigo agendar o atendimento do passaporte

Um dos problemas mais comuns que podemos ter na hora de solicitar o passaporte é não conseguir agendar a visita ao posto da Polícia Federal depois de pagar o GRU (Guia de Recolhimento da União), a taxa de R$ 257, 25 que deve ser paga para a emissão do seu novo documento de viagens.

GRU passaporte

Os motivos mais comuns para isso são o pagamento da GRU não confirmado e GRU paga há mais de 90 dias. Hoje vamos explicar para você como proceder! Vamos lá?

Pagamento da GRU não confirmada

Ao agendar a visita, você pode receber a seguinte mensagem de erro:

“NÃO CONSEGUIMOS CONFIRMAR O PAGAMENTO DA TAXA (GRU) NO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DA PF. O AGENDAMENTO / REAGENDAMENTO SÓ É POSSÍVEL APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO”.

Isto significa que, mesmo que você tenha pagado a GRU, por algum motivo o sistema da Polícia Federal não está conseguindo identificá-lo.

IMPORTANTE: O sistema geralmente demora aproximadamente de 48 a 72 horas para confirmar o pagamento da guia. Até esse momento não irá conseguir fazer o agendamento de seu atendimento.

Se você está se deparando com este problema, faça as verificações abaixo para se certificar que não ocorreu nenhum problema na hora do pagamento:

Você gerou somente uma solicitação de emissão?

Se por algum motivo você gerou mais de uma solicitação (talvez o navegador tenha dado um erro ou algo fez com que você tivesse que preencher o formulário tudo de novo), pode ser que a GRU que você pagou não corresponda ao número de solicitação que você está tentando utilizar para o agendamento.

Cada vez que você preenche o formulário um novo número de solicitação é gerado, e este número está registrado na GRU, no campo “número de solicitação” logo acima do código de barras. Confira se o número da GRU corresponde ao mesmo de sua solicitação.

Você efetuou o pagamento da GRU ou agendou?

Alguns bancos podem causar confusão na hora de efetuar pagamentos em caixas eletrônicos ou internet banking, e o código de barras é agendado para pagamento em uma determinada data ao invés de ser pago naquele mesmo dia.

Verifique o comprovante de pagamento da GRU. Se você tiver feito um agendamento por engano, a informação irá constar em alguma parte do comprovante. Neste caso, basta você cancelar o agendamento e fazer o pagamento correto. Outro indício de que a guia foi agendada é não ter o débito em sua conta, portanto, em caso de dúvida consulte o seu extrato bancário.

De qualquer forma, a melhor maneira de evitar este engano é prestando bastante atenção nas informações solicitadas na hora do pagamento, especialmente a data.

Agora se  a GRU já tenha vencido, será preciso fazer novamente a emissão de uma nova GRU no site da PF na opção “Reemissão de GRU“.

não consigo agendar o atendimento do passaporte

O pagamento foi feito no valor certo da GRU?

Verifique no comprovante se o pagamento foi efetuado exatamente no mesmo valor que consta na GRU, incluindo os centavos. Caso contrário, o sistema não poderá reconhecer o pagamento.

Se o seu problema é esse, existem duas soluções:

  • Compareça a um posto de atendimento da Polícia Federal com documento pessoal, a GRU e o comprovante de pagamento e solicite uma guia complementar para o valor que falta ser pago. Apenas tenha em mente que esta não é uma visita agendada, e que os agendamentos vão ter prioridade ao seu atendimento. Vá munido de bastante paciência.
  • A outra alternativa é gerar uma GRU nova no valor total da taxa, pagá-la novamente e depois solicitar uma restituição do valor pago por engano. Maiores informações estão no site da Polícia Federal.

O pagamento já foi corretamente compensado?

O Banco do Brasil faz a compensação de pagamento de boletos e guias dentro de 48 horas, e os outros bancos, 72 horas. Verifique o seu extrato bancário ou entre em contato com a sua agência para se certificar de que o seu pagamento foi debitado e compensado corretamente. Depois do período de compensação, tente agendar a visita novamente.

Agora se você fez o pagamento da taxa em uma casa lotérica, confira com atenção que o código de barras da GRU foi corretamente digitado no momento do pagamento. Se você verificou que teve um erro, a GRU tem que ser paga corretamente, dirija-se até a casa lotérica e exija que seja feito corretamente, o valor do pagamento indevido tem que ser estornado.

GRU paga há mais de 90 dias. Que fazer?

A GRU paga tem uma validade de 5 anos contando a partir da data do pagamento, entretanto, o protocolo de solicitação só é válido por 90 dias. Após esse período o protocolo é cancelado, e você deve solicitar um novo protocolo no site da Policia Federal.

Por ter uma validade tão longa não será necessário pagar a guia novamente. Basta imprimir o novo protocolo e comparecer a um posto da Polícia Federal munido de documento de identificação, o novo protocolo e o comprovante de pagamento da guia de recolhimento da união (GRU).

Vale lembrar que os atendimentos agendados terão prioridade, então é bem provável que você tenha que esperar um período livre para ser atendido.

Tente novamente agendar o seu atendimento!

Se problema ainda continua, aconselhamos que tente fazer o agendamento novamente com outro navegador, por exemplo o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox.

Uma vez localize qual foi o erro e resolva tente agendar o seu atendimento depois de dois uteis após o pagamento da guia no site da Policia Federal, o sistema irá gerar um documento com um código de barras com a data, horário e posto  de atendimento que você escolheu para emitir o seu novo passaporte. Imprima o documento, junte com a GRU  e o resto de documentos e leve tudo consigo no dia agendado.

Se mesmo assim você não consegue agendar a visita após o pagamento da guia e não se enquadra em nenhuma dessas situações, recomendamos que você compareça a um posto de atendimento com os documentos citados para buscar orientação.

+ Passo a passo para tirar o passaporte
+ Quais são os países que não exigem visto de turistas brasileiros?

Para mais informações entre em contato com a 👮‍♂️ Policia Federal no número de telefone 194! Boa viagem ✈!

Você já teve este tipo de problema? Como você resolveu? Conte a sua história para gente nos comentários abaixo!

16 thoughts on “Paguei a GRU e não consigo agendar o atendimento do passaporte. E agora?

  1. Fiz o pagamento no valor correto da GRU, e já se passaram mais de 10 dias e não consigo agendar, o que devo fazer.
    Obrigado

    1. Geraldo por favor verifique se foi feito apenas o agendamento do pagamento porque a GRU para a emissão de passaportes vem impressa com 20 dias para o seu vencimento e, ao fazer a leitura do código de barras, o sistema do banco pode automaticamente agendar o pagamento para a data do vencimento (isso ocorre com frequência quando o pagamento é feito pelo Banco do Brasil). Caso o pagamento realmente tenha sido feito corretamente tente usar outro navegador, caso o erro seja pela versão do navegador. Agora se sem assim conseguir agendar aconselho entre em contato diretamente com a PF.

  2. paguei a gru, perdi os dias que marquei, a viajem vai ser em outubro. tenho que esperar 180 dias para remarcar para confeccionar o passaporte?

  3. Em 17/02/18 fiz o “protocolo de solicitação de documento de viagem” e paguei a GRU e posteriormente agendei . no dia agendado não pude comparecer. entrei no site gerei um novo numero de solicitação e uma nova GRU e não consigo agendar. A msm que da é: “não será possível realizar o agendamento é permitido apenas 1 (um) agendamento para um mesmo CPF do titular”. como faço para agendar? Li agora que não precisava ter pago outra GRU, como faço para solicitar a devolução?
    maria luisa

  4. boa noite entrei no site da policia federal ,pois perdi meu passaporte, preenchi o formulario, porém quando fui emitir a guia do GRU a mesma veio com o valor em dobro do valor certo , o faço para imprimir uma guia com o valor correto.
    desde ja agradeço
    michele

  5. olá,
    eu emiti duas GRU, uma em seguida da outra. Os nrs de protocolo são diferentes e eu as paguei na data da emissão, com o valor correto, e os valores foram descontados na mesma data. Não consigo encontrar o problema. Eles deveriam ter um canal de atendimento. Não sei como reclamar. Alguma nova ideia?

  6. Tenho em mãos declaração do cartório, situação legalizado e não consigo agendar o passaporte, GRU pago, como vou agendar se o site diz que estou irregular?

  7. Meus documentos já estão todos ok, e GRU pago, mas a data mais proxima no calendário do site será depois da data de vencimento do meu GRU, o que eu faço??? Posso ir até a polícia federal sem agendar pela internet?

  8. Apesar de ter pago a GRU e preenchido corretamente o formulario de agendamento, nao consigo a confirmaçao do referido AGENDAMENTO. Liguei no Posto a que pertence minha regiao e me foi orientado a trocar o navegador. Utilizando o Windows, Mozila ou Crome a resposta é a mesma: “Erro:
    Erro na realização da operação “

  9. Boa noite eu paguei a Gru tudo certinho fui no site da polícia federal e marquei pra ir no Sac pra levar os documentos mais quando cheguei no Sac o sistema tava fora do ar por falta de papel para fazer o passaporte aí fui no site e reagndei aí de novo tava sem papel aí não tinha como reagendar oque faço pra tirar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *